Daniel Alves tem vitória no tribunal espanhol e ganha R$ 20 milhões
O nome de Daniel Alves é um dos mais procurados no Google nos últimos tempos. O jogador de futebol está retomando a vida aos poucos após ter sido solto, em março, da prisão onde estava desde janeiro de 2023 após condenação de quatro anos e meio por estuprar uma jovem numa boate de Barcelona.
Mas essa não foi a única ‘vitória’ que o ex-lateral conseguiu na Justiça nos últimos tempos. Daniel também tem uma outra recente decisão favorável nos tribunais espanhóis, resultando em uma recompensa financeira substancial.
Acusação e evasão fiscal e vitória na Justiça
As acusações de evasão fiscal contra Daniel Alves aconteceram em 2014, quando ele foi investigado por supostas irregularidades na gestão de seus direitos de imagem, o que poderia resultar em uma tributação reduzida.
Naquela época, enquanto atuava pelo Barcelona, Alves transferiu os direitos para a empresa Cedro Sports por 1,6 milhões de euros, uma companhia de sua propriedade e de sua então esposa e agente, Dinorah Santana da Silva.
As autoridades fiscais espanholas alegaram que os rendimentos obtidos pelo jogador com seus direitos de imagem deveriam ser classificados como ganhos de capital, sujeitos a uma taxa de tributação mais elevada, de acordo com as leis fiscais em vigor.
Defesa
Em sua defesa, Alves argumentou que suas declarações às autoridades estavam em conformidade com a legislação e que não houve infração relacionada aos direitos de imagem nas temporadas 2009/10 e 2010/11.
Após uma longa batalha legal, o Tribunal Administrativo de Madri (TEAC) emitiu uma decisão favorável a Daniel Alves. Como resultado, ele receberá da administração fiscal espanhola uma compensação de 3,2 milhões de euros, aproximadamente R$ 17 milhões.