Governo está tirando valor extra de quase todos os inscritos do CadÚnico

O programa do Auxílio Gás, destinado a famílias brasileiras de baixa renda, reiniciará seus pagamentos neste mês de abril, fornecendo recursos mensais para a compra de um botijão de gás de 13 kg. Anteriormente, era pago ao beneficiário 50% do valor.

O benefício do Governo Federal, criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, e regulado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, foi pensado para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

CadÚnico

Esses auxílios são disponibilizados às famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), por meio do qual o Governo Federal identifica e atende às necessidades específicas de cada uma delas. Vale destacar que uma pequena parcela dos beneficiários recebem o Auxílio Gás, uma vez que orçamento do programa, comparado aos demais, é pequeno.

Os pagamentos são realizados via poupança social do Caixa Tem, exigindo que as famílias tenham o aplicativo para acessar os recursos financeiros. “A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento”, explica o Gov.br.

Essa assistência é concedida em conjunto com o Bolsa Família, mantendo-se o valor mínimo de R$ 600. Para este mês de abril, o benefício do Vale Gás será de R$ 102. A ordem de pagamento é determinada pelo Número de Identificação Social (NIS) atribuído no momento da inscrição no CadÚnico.

Auxílio Gás: quem pode ser beneficiário?

Podem ser beneficiadas pelo Programa as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.

Os benefícios do Programa Bolsa Família não serão computados no cálculo do limite da renda familiar mensal dos solicitantes do Auxílio Gás. O Programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.

Inscrição para o Vale Gás

Você deverá solicitar a sua inscrição no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo. Esse Cadastro é realizado presencialmente em todo Brasil. É preciso manter as informações de toda a sua família sempre atualizadas.

Você pode fazer o processo indo ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Posto de Atendimento do Cadastro Único Setor Responsável pelo Programa Bolsa Família.

Calendário de pagamentos do Vale Gás em abril:

  • NIS finalizado em 1: pagamento no dia 17 de abril;
  • NIS finalizado em 2: pagamento no dia 18 de abril;
  • NIS finalizado em 3: pagamento no dia 19 de abril;
  • NIS finalizado em 4: pagamento no dia 22 de abril (adiantado para o dia 20 de abril);
  • NIS finalizado em 5: pagamento no dia 23 de abril;
  • NIS finalizado em 6: pagamento no dia 24 de abril;
  • NIS finalizado em 7: pagamento no dia 25 de abril;
  • NIS finalizado em 8: pagamento no dia 26 de abril;
  • NIS finalizado em 9: pagamento no dia 29 de abril (adiantado para o dia 27 de abril);
  • NIS finalizado em 0: pagamento no dia 30 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.