Bancos podem ser OBRIGADOS a atender idosos por telefone (com humanos na linha)

O Projeto de Lei 711/24, apresentado pelo deputado Marx Beltrão (PP-AL), estabelece a obrigatoriedade para bancos, cooperativas de crédito e entidades similares de disponibilizarem uma linha telefônica exclusiva para o atendimento de clientes idosos.

Neste momento, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Veja mais detalhes a seguir.

Proposta

De acordo com o texto, fica proibido o uso de recursos de inteligência artificial no atendimento telefônico, sendo exigido que as instituições financeiras forneçam assistência por meio de funcionários designados para essa finalidade.

“Esta proposição visa criar um canal de atendimento preferencial via telefone para idosos operado por pessoas, evitando desgaste emocional e erro nas operações a serem realizadas”, destaca Beltrão.

Próxima etapa

O projeto seguirá para avaliação pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania, com caráter conclusivo.

* Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.