Erro no CNIS? Descubra agora como resolver e garantir seus direitos no INSS!

A aposentadoria é uma fase da vida que exige preparação e organização, e entre os documentos essenciais que devem estar em dia para garantir o benefício está o CNIS, ou Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o CNIS é um registro que reúne todas as contribuições previdenciárias ao longo da vida do cidadão, centralizando-as em um único cadastro.

Este serviço, vinculado ao Ministério da Previdência Social, contém dados desde 1976 para informações sobre vínculos empregatícios e a 1979 para dados de contribuintes individuais.

Importância do CNIS

A importância do CNIS reside no fato de que ele é um dos registros mais importantes que devem estar atualizados ao solicitar a aposentadoria. Caso as informações do contribuinte não estejam integralmente registradas no CNIS, a solicitação de aposentadoria pode ser indeferida pelo INSS.

Como emitir extrato de contribuição (CNIS)

De acordo com o Gov.br, o beneficiário precisa:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Certifique-se que o seu CNIS está correto

Para saber se está tudo bem com o registro, você deve pedir o seu extrato do CNIS através do site do Meu INSS ou compareça pessoalmente a uma agência do INSS. Ao revisar, verifique eventuais pendências, inconsistências nos dados e períodos de afastamento registrados.

Saiba o que fazer caso o seu CNIS esteja errado

  • Reúna toda a documentação necessária, incluindo carteira de trabalho, extrato do FGTS, recibos de pagamento e outros documentos comprobatórios.
  • Efetue correções online: Acesse o portal do Meu INSS, solicite a retificação e envie os documentos necessários.
  • Agende um atendimento presencial: Marque uma visita a uma agência do INSS e leve consigo os documentos originais.
  • Consulte um advogado especializado: Se encontrar dificuldades para corrigir os dados ou se tiver dúvidas sobre seus direitos.

Para mais informações

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. “O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília)”, informa o Gov.br.

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