Agora é Oficial! Correios e INSS Unem Forças para Simplificar Seus Requerimentos pelo Atestmed
Boa notícia! Em breve, os segurados do INSS que necessitam solicitar o benefício por incapacidade temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, terão a opção de fazer o pedido e enviar o atestado médico através das agências dos Correios.
Essa nova forma de atendimento faz parte da estratégia do INSS de ampliar o uso do Atestmed, um sistema online que dispensa a necessidade de perícia médica presencial.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, menciona que a meta é conceder todos os benefícios por incapacidade através do Atestmed até o dia 30 de abril.
“Uma parte da população é excluída digitalmente”, destaca Stefanutto sobre parceria com os Correios
“Para que a gente possa chegar a 100%, nós estamos já em contato bastante avançado com os Correios para que o Atestmed seja também requerido ou complementado nos Correios, porque nós temos ainda uma parte da população que é excluída digitalmente”, afirmou o presidente da entidade à Folha de S.Paulo.
Para atingir esse objetivo, estão em fase de teste piloto em Fortaleza a partir de 18 de março. A intenção é, posteriormente, expandir esse modelo para todo o país.
Como vai acontecer
Os segurados terão duas opções para realizar o procedimento. A primeira é comparecer diretamente a uma agência dos Correios, onde um funcionário auxiliará no preenchimento do pedido e na digitalização do atestado médico. A ideia é que esse atendimento não precise ser agendado, ao contrário do que ocorre nas agências do INSS.
A segunda alternativa é iniciar o requerimento através da central telefônica 135 e depois dirigir-se à agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico, complementando assim a solicitação.
Stefanutto destaca que essa mudança será gradual e que serão adotadas medidas para garantir que a população não enfrente dificuldades nesse processo.
“A pessoa vai trazer só o atestado e eles [funcionários dos Correios] vão fazer o requerimento, ou a pessoa vai poder fazer o requerimento no 135 e depois só leva o atestado nos Correios. Nós vamos deixar bastante amplo, para que a população não tenha nenhuma dificuldade. Vai ser uma mudança feita de forma gradual, ninguém vai virar a chave do dia para a noite”, explica.