Alívio Financeiro Chega para Aposentados: Conheça a Nova Lei para idosos
Ótima notícia! O presidente Lula assinou um decreto visando a antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, que será realizado em duas parcelas. [Veja detalhes no vídeo abaixo].
Essa mudança ocorre após o Governo Federal ter antecipado o pagamento do 13º salário em 2023, o que beneficiou mais de 32,5 milhões de pessoas e injetou aproximadamente R$ 62,6 bilhões na economia durante maio e junho daquele ano.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
Aposentados, pensionistas e outros segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário têm direito ao 13º salário do INSS. Contudo, os que recebem benefícios do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não se incluem nesse grupo.
Em 2023, estavam aptos a receber o 13º salário, os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam:
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
13º do INSS: como verificar valores do benefício?
Os segurados podem verificar os valores dos benefícios acessando o site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após fazer o login, é possível acessar o extrato de pagamento e obter todos os detalhes sobre o benefício.
Vale destacar que essa consulta estará disponível dois dias antes do início do calendário de pagamentos.
Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível ligar para a Central 135. Ao fazer a chamada, é necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
13º do INSS: calendário completo de pagamentos
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412):
Para quem recebe mais de um salário mínimo: