Lei assinada por Lula mexe com seu cartão de crédito: Entenda como afeta as pessoas dos CPFS finais 1,2,3,4,5,6,7,8,9.e 0
Este ano marcou a entrada em vigor de uma nova legislação sobre cartão de crédito, assinada pelo presidente Lula, com o intuito de proteger milhões de trabalhadores e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). [Veja detalhes no vídeo a seguir].
Anteriormente a esta nova lei, os juros do crédito rotativo do cartão de crédito eram considerados excessivos, alcançando a marca de 431,6% ao ano. Com a aprovação do presidente Lula, a legislação estabelece que o total da dívida, somado aos juros, não pode exceder o dobro do valor principal do débito.
Por exemplo, se a dívida principal for de R$ 100, os juros e encargos não podem ultrapassar R$ 200. Esta medida visa garantir que os consumidores não fiquem presos em dívidas insustentáveis, prevenindo situações de endividamento excessivo.
Vale ressaltar que o crédito rotativo é uma modalidade de pagamento ativada automaticamente quando o cliente não quita o valor total da fatura do cartão até a data de vencimento. Essa categoria é conhecida por ter as taxas de juros mais altas do Brasil.
Portanto, é crucial evitar ao máximo recorrer a essa opção, sempre buscando pagar o valor total da fatura mensalmente para evitar o acúmulo de juros abusivos.
De acordo com dados divulgados pelo G1, essa é a categoria mais cara do Brasil, só em outubro de 2023, ficando em 431,6% ao ano.