O que é benefício do INSS?
A Previdência Social é um sistema de seguro que garante uma renda ao contribuinte quando este adquire o direito a um benefício. Este pode ser por aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. Você quer entender melhor sobre os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Acompanhe!
Nessa matéria, explicamos a lista atualizada dos benefícios oferecidos pelo INSS para os contribuintes. É uma maneira de você entender e, quem sabe, fazer valer os seus direitos como cidadão e segurado dessa instituição.
Quem tem direito aos benefícios do INSS em 2023?
As pessoas que contribuem para a Previdência Social, seja por emprego formal ou contribuição individual, têm direito a diversos benefícios. Alguns deles são os auxílios que atendem às necessidades temporárias, como auxílio-doença e salário-maternidade. Outros são mais duradouros, como as aposentadorias.
Então, se você contribuiu para a Previdência Social, adquiriu direitos tanto para receber auxílios como para aposentar-se após um determinado número de contribuições. Este sistema trata-se de uma espécie de seguro que trará uma renda quando a pessoa não puder mais trabalhar.
Quais são os principais benefícios do INSS em 2023?
Os benefícios do INSS podem ser divididos em cinco grupos: 1. Aposentadorias (por idade, tempo de contribuição, para professores, para pessoas com deficiência, especial, rural, híbrida e por invalidez) 2. Auxílios (doença, acidente, reclusão e inclusão) 3. pensão por morte 4. benefícios assistenciais 5. salário-maternidade. Em cada um desses grupos, os benefícios são divididos em espécies, de acordo com regras específicas.
Quais são os requisitos para se ter direito aos benefícios do INSS?
Para ter direito aos benefícios do INSS, o segurado deve cumprir alguns requisitos. Por exemplo, em relação à aposentadoria por idade, o trabalhador urbano pode solicitar tal benefício após completar 65 anos (homem) ou 62 anos (mulher), desde que tenha um tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
Outras aposentadorias possuem regras diferentes, como a aposentadoria especial ou a aposentadoria rural. Em relação aos auxílios, eles são pagos temporariamente e dependem do acontecimento de certas situações, como doença, acidente de trabalho ou prisão.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é concedido para pessoas idosas ou com deficiência que comprovem não ter meios de garantir a própria subsistência. Já o salário-maternidade é pago às seguradas do INSS que estão gestantes, adotantes ou que tenham realizado aborto não criminoso.
Todos esses benefícios garantem a segurança financeira para o trabalhador e sua família nos momentos de necessidade, respeitando as condições de cada um.