Bolsa família pode ser cancelado por esses motivos; saiba como se prevenir
O seu Bolsa Família pode ser cancelado? Desde de janeiro de 2024, os pagamentos do benefício serão interrompidos para os beneficiários que apresentarem inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e no Cadastro Único (CadÚnico), conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Os pagamentos serão restabelecidos após a regularização da situação junto à Receita Federal. Se a questão não for resolvida dentro de seis meses, os benefícios serão cancelados.
Esta medida faz parte dos esforços para melhorar a gestão do programa assistencial, que foi relançado este ano, garantindo que o benefício alcance aqueles que realmente necessitam.
Bolsa Família: o que pode fazer seu benefício ser cancelado?
A suspensão ou cancelamento do CPF junto à Receita Federal, assim como diferenças na titularidade, são motivos para o bloqueio dos pagamentos.
Esses problemas têm impedido novas famílias de se cadastrarem no Bolsa Família desde agosto de 2023. O problema no CPF pode envolver qualquer membro da família, não apenas o titular.
A situação de “Suspenso” indica que o cadastro está incorreto ou incompleto. Para resolver isso, é necessário atualizar as informações pessoais no CPF.
Como resolver esse problema e manter o Bolsa Família?
Para regularizar o CPF, o cidadão pode acessar o site da Receita Federal, onde encontrará a opção “Meu CPF” e depois “Atualizar CPF”. Em seguida, deve seguir as etapas indicadas.
Também é possível comparecer pessoalmente a uma unidade da Receita Federal, mas é necessário agendar o atendimento previamente. Vale destacar que o tempo médio de atendimento é de aproximadamente 15 minutos.
Para esclarecer dúvidas, os beneficiários podem ligar para o Disque Social no número 121.