Sai o número de inscritos do Concurso público nacional e ele impressiona
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que o Concurso Público Nacional Unificado, também chamado como “Enem dos Concursos”, registrou um número recorde de inscrições, totalizando 2,65 milhões de participantes.
Esses dados foram anunciados no último sábado, após o encerramento das inscrições na sexta-feira (9). Veja detalhes sobre o concurso e dicas para se preparar abaixo.
Enem dos Concursos: veja últimas notícias do certame
Esse concurso, que oferece 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos federais, marca uma inovação no processo de seleção de servidores, pois envolve a realização conjunta de provas em 220 cidades do país, no dia 5 de maio.
Os editais preveem também a formação de um cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.
Os candidatos têm até a próxima sexta-feira (16) para efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, que varia de acordo com o nível de ensino exigido para o cargo (o valor é de R$ 90 para cargos de ensino superior e R$ 60 para os de nível médio).
Do total de inscritos, aproximadamente 1,28 milhão ainda não realizaram o pagamento da taxa, podendo fazê-lo através de bancos ou via PIX.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, expressou sua satisfação com a quantidade expressiva de inscritos no certame, que está sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio e tem previsão de divulgação do resultado final para 30 de julho.
“Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o concurso nacional unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!”, enfatiza Dweck.
Veja dicas para se preparar para o Enem dos Concursos
Em entrevista ao portal Metrópoles, Erick Alves, professor e sócio-fundador do Direção Concursos, recomenda que os candidatos estabeleçam um cronograma de estudos que possam seguir até a proximidade das provas, priorizando os conhecimentos gerais e os eixos temáticos com maior peso na prova do bloco escolhido.
Ele também destaca a importância de não negligenciar as questões discursivas e de realizar uma preparação abrangente do conteúdo programático do edital.
Veja 5 dias para se preparar para o Concurso Público Nacional Unificado a seguir:
- Elabore um cronograma de estudos: Planeje seu tempo de estudo de forma eficiente, distribuindo as matérias de acordo com suas dificuldades e prioridades.
- Faça revisões periódicas: Reserve tempo para revisar regularmente o conteúdo estudado, reforçando os pontos mais importantes e identificando áreas que ainda precisam de mais atenção.
- Pratique com provas anteriores: Faça simulados com provas de concursos anteriores para se familiarizar com o estilo das questões e ganhar confiança para o dia da prova.
- Diversifique suas fontes de estudo: Utilize diferentes materiais de estudo, como livros, videoaulas, cursos online e materiais complementares, para ampliar seu conhecimento sobre os temas abordados no concurso.
- Cuide da sua saúde: Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas regularmente e reserve tempo para descansar, pois uma mente e um corpo saudáveis são fundamentais para um bom desempenho nos estudos.